sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Pedido de Natal

Senhor,
escrevo para fazer um pedido, mas, antes de tudo, sinto que devo me desculpar. Como as pessoas estão especialmente voltadas para o Papai Noel, imagino que esta noite te seja tranqüila e que um pedido de última hora só pode perturbar. Sei que causo incômodo por não me comportar como os outros, por não substituir tua imagem pela do velho barbudo de vermelho e renas, por não comprar nenhum presente, por não admirar as árvores com bolinhas. Peço desculpas, pois, por tantos nãos e pela minha estranheza.
Acredito que saiba que nunca fui de religião, embora busque encontrar na escuridão do dia-a-dia um sentido que aplaque o sentimento de absurdo que, com tanta freqüência, o senhor deixa espocar no meu peito. Confesso que, vez ou outra, penso-te como deus absconditus na tentativa de te salvar da descrença, mas a verdade é que minha busca por ti tem vacilado. Tua face ainda me é desconhecida e tua presença só se manifesta como falta e ferida.
As orações tradicionais, já não consigo rezá-las. Compreendo as palavras, mas elas me dizem pouco, não tocam minha alma, são só palavras. Por causa disso, senhor, rogo a ti um pedido, eu que, como tantos outros, ando tão enfeitiçado pelas urgências do cotidiano, tão acomodado com uma vida morna; eu que, como tantos outros, mal alço os olhos para ver o horizonte. Por favor, tenho pouco a dizer, mas acata-o, reconhece o grito neste sussurro:
Senhor, se tu és o sentido da dor, a chave do mistério que nos assola, dá-me a fome, Senhor, dá-me a sede e o ardor, mergulha-me no gelo e no fogo, traze a faca e o espinho, abrasa meu corpo, mas abre meus olhos para beleza.

2 comentários:

  1. É engraçado, mas pela primeira vez na vida fiz uma cartinha para Papai Noel (ela está guardada num local ultra secreto rsrsrs...) Prefiro não reproduzi-la, considero-a densa demais.
    Lógico que a carta em si tem toda um simbologia que está atrelada a outras.
    Já não consigo dialogar com o Senhor, então nada melhor do que arrumar um substituto para escrever uma carta (transferência, sei).

    'Tua face ainda me é desconhecida e tua presença só se manifesta como falta e ferida", essa frase traduz o meu momento.

    E pretendo copiar e colar a oração, se assim posso chamar, que Marcelo fez. Quem sabe se minha amizade com o Senhor... talvez volte, vou tentar.

    Em suma, o Senhor é um cara legal, só não o entendo muitas vezes. Arrisco dizer que deve ser recíproca a incompreensão.


    FELIZ 2011!!!!!!!!!!!!!!!!


    Al.

    ResponderExcluir