domingo, 12 de setembro de 2010

Pensativamente

Acalento há muito tempo uma idéia que acho curiosa: pensar com o pé. É que pensamos muito, calculamos demais as coisas, especulamos em demasia as possibilidades, mas só com a cabeça. E o mundo parece não estar progredindo a contento... Será que não é chegado o momento de encetarmos novas formas de refletir?

Pensar com o pé, por exemplo, pode ser muito produtivo, a começar pelo fato de que levaríamos em conta o chão que pisamos, a cidade que habitamos, as pessoas com quem convivemos, coisas que muitas vezes deixamos de lado. Pensando com a cabeça, viajamos, vamos longe, como se diz, e esquecemos do que está próximo. Alcançamos o universal e tropeçamos no particular, que é nossa inevitável morada.

Quando comentei essa história com um colega, nos idos da universidade, ele ironizou. “Além da cabeça, só penso com a barriga. E ela ainda fala: ronc!, quando está com fome!” Dessa mesma época, lembro-me de um livro sobre Rodin que continha um elogio às mãos. Fiquei tocado: era outra forma de pensar, pensar com as mãos. Atualmente, tenho tentado enriquecer minha idéia original, acompanhando notícias da nossa sociedade. Todavia, tenho dúvidas se pensar com os músculos, à moda dos pit-boys, ou com a bunda, como as dançarinas & cia cada vez menos limitada, é mesmo pensar...

Certo é que jamais deixaremos de pensar. Mas também é certo que precisamos fazê-lo diferente. Está posta minha sugestão: pensar com o pé. Sei que soa estranho, mas acredito que merece consideração. Minha aposta é de que assim pensaremos melhor do que só com a cabeça e ainda teremos um antídoto a outro problema talvez ainda mais comum: pensar com o umbigo.

4 comentários:

  1. "Para viver bem tenha sempre a cabeça nas nuvens e os pés no chão" dizia uma freira do colégio onde eu estudava.
    Passaram-se anos, mas nunca compreendi muito bem a metáfora. Tudo que consigo pensar é num gigante vivendo tal proeza.
    Quanto a pensar com os pés incomoda-me lembrar das pessoas que não os têm, como eles pensarão?
    Conheci alguém que disse que pensa com as mãos, essa pessoa comentou que se lhe prendessem as mãos não conseguiria organizar os pensamentos. Legal!

    "Pensar com os pés", vou pensar.

    Ah, mais para um centauro é fácil pensar assim, pois tem quatro pés. rsrsrs...

    Saudades!

    Al.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do questionamento. Pensar com o pé, pensar com o pé....
    Eu acho que deviamos pensar é com o corpo todo, pois ele nos fala quase tudo que precisamos saber para viver.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. pensar com os olhos, o nariz, o cotovelo, coitado, esquecido, enrugado, grosso... O pé, o joelho, o tornozelo, e por que não com o pescoço, que é só é lembrado quando dá torcicolo?

    L.

    ResponderExcluir